Plano de Aposentadoria: Por onde começar?

Algo que preocupa muitos brasileiros é sobre suas condições após chegar ao fim do período de trabalho de anos a finco e finalmente se aposentar. 

E muitos ainda acreditam que a melhor forma de conseguir uma aposentadoria tranquila e planejando-a antecipadamente.

Mas por onde começar? Continue acompanhando o artigo para entender mais sobre o assunto. 

O que é o plano de aposentadoria? 

O plano de aposentadoria nada mais é do que uma forma segura de garantir maior segurança e também poder se aposentar com antecedência. 

Para isso, a pessoa deve ter em seu planejamento financeiro um espaço para guardar uma porcentagem de seu salário para que, mais tarde, possa utilizá-la como fonte de renda. 

A melhor maneira de entender o passo a passo para realizar uma organização financeira é contando com o auxílio de um advogado previdenciário, que geralmente são os especialistas que oferecem esse serviço.

O advogado irá considerar o período trabalhado pelo colaborador para entender qual a quantia que deve ser guardada e como fazê-la da melhor maneira.

De forma geral, existem dois tipos de planos: o plano de aposentadoria aberto e o fechado.

Plano de aposentadoria aberto

Este tipo de plano é disponível para qualquer tipo de colaborador e é oferecido tanto por empresas especialistas em investimentos quanto por bancos. 

É um tipo de plano mais flexível, pois permite que o indivíduo faça resgate da quantia a qualquer momento, oferecendo maior segurança em casos de emergência.

Plano de aposentadoria fechado

Diferentemente do que vimos anteriormente, o plano fechado não permite que o colaborador retire o dinheiro guardado a qualquer momento. 

Além disso, ele é indicado para trabalhadores sindicais, entidades ou empresas, preferencialmente maiores.

Esse plano pode também exigir um pouco mais de entendimento da pessoa que será beneficiada e do advogado, pois possui regras mais específicas do que o plano aberto.

Quais são as vantagens de um plano de aposentadoria?

Quando se tem maior segurança sobre a vida financeira, a pessoa também terá menor preocupações durante a vida.

A instabilidade financeira assola o cotidiano de muitos brasileiros, e o plano de aposentadoria serve para diminuir essa questão. 

Por conta da previsibilidade do valor a ser recebido na aposentadoria, a pessoa também poderá compreender melhor os gastos que poderá ter naquela fase da vida e se programar de maneira mais sólida para ter uma boa qualidade de vida naquele período. 

Através do cálculo, ficará também mais claro para o indivíduo qual seria o melhor momento dele se aposentar, sem causar prejuízos maiores em uma das fases tão importantes de sua vida.

Plano de aposentadoria x Simulados do INSS

Você já conhece o portal Meu INSS? Nele você consegue entender maiores informações sobre aposentadoria, independentemente do subtópico que procura.

Uma das vantagens oferecidas pela plataforma é o simulador do INSS que, como o nome já indica, oferece uma noção de quanto o colaborador irá receber, baseado nas informações que ele disponibilizará no portal, como o extrato previdenciário, por exemplo.

Nele, também é possível entender se o futuro beneficiado já está em tempo de garantir sua aposentadoria e quais modalidades lhe cabem. 

Como falamos, as informações que serão obtidas serão baseadas somente no estrato previdenciário, ou seja, ele não considerará as particularidades que envolvem a vida laboral do indivíduo. 

É exatamente por isso que a melhor maneira de você garantir o melhor benefício é realizando o seu plano de aposentadoria com um advogado previdenciário especialista no assunto. 

Procure o melhor profissional para isso.