Advogado para Aposentadoria: preciso mesmo contratar?

Advogado para Aposentadoria

Chegou a sua hora de solicitar sua aposentadoria? Então é comum que você se pergunte se é realmente necessário contratar um advogado para lhe auxiliar nessa jornada.

A resposta para esse questionamento depende muito da precisão de valores que você deseja receber e da garantia de estar dentro da legalidade.

Neste artigo, vamos te explicar um pouco mais sobre essa situação e o que deve ser feito na solicitação do benefício.

É necessário contratar um advogado especialista em aposentadoria?

A resposta simples para essa pergunta é: não, não há necessidade. Porém, se você deseja ter mais segurança em garantir seu benefício em todos os seus direitos, um advogado especialista em direito previdenciário pode ser aquilo que você precisa.

Para se aposentar, existem muitas categorias e regras que acabam dificultando o entendimento daqueles que não estão acostumados com ela. Isso ocorre pela quantidade de termos técnicos e vocabulários de contextos que não fazem parte do dia a dia do colaborador, mas sim daqueles que trabalham com a lei.

Apesar de ser previsto em lei que o INSS oriente o colaborador a categoria da qual ele deva se submeter ao solicitar o benefício, isso não se aplica na realidade.

São vários os casos dos quais os beneficiados são orientados de maneira errada, e acabam sendo aplicados em categorias das quais não competem, ou solicitando valores muito a maior, ou a menor do que deve ser devidamente requerido.

Acreditamos que após essa breve explicação, você já tenha entendido a importância de contratar um advogado especialista para solicitar o benefício da aposentadoria.

Mas para fazer você entender ainda mais, selecionamos 3 motivos para, caso você ainda tenha dúvidas, saná-las e compreender a relevância de contar com o auxílio de um advogado para aposentadoria. Acompanhe abaixo:

É preciso planejar para se certificar do benefício

São muitas as particularidades que precisam ser analisadas para solicitar um benefício tão importante quanto a sua aposentadoria; por isso, planejar para nada passar despercebido é um importante passo.

Você esperou tempo suficiente para se aposentar, e agora não é hora de pecar por falta de planejamento e cautela.

Um advogado para aposentadoria pode te auxiliar nesses casos, dando atenção aos pormenores, ao FAP (que muitas vezes é esquecido), à toda sua documentação, seu histórico de trabalho, etc.

O cálculo deve ser preciso

O cálculo do valor da aposentadoria, quando não passa por um especialista, possui grandes chances de sair errado. E isso acontece por uma série de fatores.

Fazer as contas não é uma tarefa fácil, pois são inúmeras variáveis que a serem consideradas, e os diferentes tipos de aposentadoria exigem diferentes tipos de cálculos.

Além disso, pendências em cadastros como o CNIS e em outras particularidades são bastantes comuns, e isso interfere no valor final.

Por isso, conte com um especialista para assegurar que seu benefício estará de acordo com aquilo que você realmente deve receber.

Contagem do tempo de contribuição

Você já deve ter visto aqui no blog que as reformas governamentais modificaram alguns fatores previamente conhecidos quanto ao tempo de contribuição.

Isso assusta muitos colaboradores, pois, de fato, muitos saíram prejudicados. E para que esse prejuízo seja menor, é necessário um especialista analisar toda a trajetória de trabalho do contribuinte, verificar brechas e solicitar aquilo que é direito do trabalhador, aproveitando todos os direitos que cabem a ele.

A reforma da previdência dificultou o entendimento e o recolhimento do benefício do contribuinte, além de, em muitos casos, ter aumentado o tempo de contribuição.

Dessa forma, um advogado estará apto a identificar a categoria que deve ser escolhida pelo solicitador, fazer o cálculo real do tempo de contribuição e não deixar que nenhum direito do beneficiário fique para trás.

Apesar do colaborador poder solicitar sua aposentadoria sem ser obrigado a contratar um advogado para aposentadoria, as chances de ocorrerem erros, tanto de cálculo quanto de revisões, são muito maiores.

Por isso, para garantir o seu benefício, algo tão importante para a sua vida, contar com um advogado especialista na área é o melhor caminho.